Entre em Contato 27 3284 3306
Clique e acesse a ÁREA DO CLIENTE
Facebook Youtube
05/05/2017

O Opulento Comércio Eletrônico C2C

Conhecida pelo mundo digital como C2C, abreviação simples de “Consumer to Consumer”, a transação eletrônica realizada entre pessoas físicas é uma espécie de “terceira onda” do comércio. No início dos negócios na Internet, predominaram as transações entre corporações; em um segundo momento, assistimos a um forte crescimento das transações entre a empresa e o consumidor, e agora começa a se destacar também o comércio eletrônico realizado diretamente entre pessoas físicas.

Essa ordem de evolução faz sentido, uma vez que as empresas, por sua característica de criação e investimento, estavam inicialmente mais preparadas para explorar o novo ambiente de negócios.

A partir do momento em que as pessoas físicas ganharam confiança na Internet, começaram a transacionar com as empresas e também diretamente com outras pessoas. É interessante lembrar que a economia convencional, já há bastante tempo, também apresenta ambientes de negócios do tipo C2C, como é o caso do jornal Primeira Mão, que possibilita a compra e a venda de produtos por meio de anúncios.

Também as vendas de porta em porta, como as promovidas por Avon, Natura e outras, caracterizam-se pela transação entre duas pessoas físicas, embora, nesse caso, exista uma empresa dando respaldo ao vendedor. Na web, destacamos o MercadoLivre e OLX como os mais utilizados para transações C2C.

FUNCIONAMENTO DO C2C
As transações C2C são realizados por meio de uma plataforma na Internet e mediados por uma empresa que oferece a infra-estrutura tecnológica e administrativa. Ambos envolvidos devem estar cadastrados no sistema e podem ser avaliados por todos os membros da comunidade de negócios pela quantidade de transações que já realizaram e pelas notas que receberam em cada transação, classificados no ranking dos bons negociadores.

Outro mecanismo que oferece mais segurança aos usuários é o chamado “mercado pago”, um sistema com o qual o Mercado Livre recebe o pagamento do comprador e o repassa ao vendedor, após a entrega normal da encomenda.

Alguns dados sobre o e-commerce C2C, obtidos junto ao Mercado Livre, parecem indicar fortes tendências: apesar de o negócio ter sido iniciado no formato de leilão, atualmente, cerca de 90% das transações no Mercado Livre são realizadas a um preço fixo estabelecido pelo vendedor; além disso, 80% dos produtos oferecidos são novos, diferentemente do que ocorria no início, onde a regra era a comercialização de produtos usados; e, por fim, nota-se, cada vez mais, a presença também de empresas oferecendo seus produtos.

 MOTIVOS PARA O SUCESSO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO C2C
A realidade é que os negócios C2C caíram no gosto do brasileiro, assim como já ocorre em outros países, e os números apresentados pelo Mercado Livre, no Brasil, deixam isso muito claro. Mensalmente, cerca de um milhão de transações são concretizadas na plataforma da empresa e, em 2012, a Receita Líquida do grupo nos 13 países onde atua, atingiu US$ 373 milhões, realizadas por mais de 80 milhões de usuários cadastrados.

As principais razões para esse crescente sucesso do C2C são: a possibilidade de uma renda extra para quem vende e as ofertas a preços baixos para quem compra, fatores extremamente estimulantes em um país caracterizado cada vez mais por poucos empregos e baixa renda.

LOGÍSTICA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO C2C
Uma vez a compra concretizada entra em cena o transportador, que deve ser ágil, seguro e com preço acessível. Nesse nicho de mercado destaca-se os CORREIOS, que ano a ano vem perdendo mercado por causa de sua ineficiência após o aparelhamento da empresa com cargos políticos.

Uma oportunidade para as transportadoras de carga fracionada entrarem nessa mercado crescente no brasil, entrega rápida, segura e com custo acessível, são requisitos indispensável para quem deseja atender essa modalidade de negócio.

foto
27 3284.3306 comercial@transcherrer.com.br


Matriz Cariacica/ES Rodovia Governador José Sette, S/N - KM 13 – ES-080
Bairro São João Batista, Cariacica/ES
Copyright 2015 | Todos os direitos reservados. Produzido por:Aldabra criação de web site